Saudação ao Santo Padre, na audiência aos Bispos portugueses

Santo Padre

É com muita alegria e adesão ministerial e afetiva que os Bispos portugueses se apresentam em Roma, para estar com o Sucessor de Pedro e os serviços centrais da Igreja. O modo como Vossa Santidade exerce o ministério petrino, as palavras, gestos e atitudes com que constantemente o faz, são para nós e para os católicos de Portugal um estímulo forte e seguro para servirmos evangelicamente os nossos concidadãos e estarmos cada vez mais presentes ao mundo e aos grandes problemas que o afetam.

Da última visita ad limina levámos a confirmação do Papa Bento XVI, para avançarmos sempre mais na iniciação cristã autêntica dos nossos fiéis, quer quanto à conversão evangélica quer quanto à inserção comunitária e ao dinamismo apostólico. Suscitámos, consequentemente, a reflexão das dioceses e institutos sobre estes pontos, tendo obtido um grande número de respostas e sugestões, que fomos integrando nos nossos programas diocesanos. A própria Conferência Episcopal Portuguesa publicou em 11 de abril de 2013 uma Nota Pastoral, intitulada “Promover a Renovação Pastoral da Igreja em Portugal”, que resume a referida reflexão eclesial e propõe um conjunto de “rumos” para a concretizar. Rumos em que avultam a conversão, a comunhão e a missão, como insistências maiores para o nosso trabalho diocesano.

Santo Padre: O magistério de Vossa Santidade reforça-nos a decisão e o modo de prosseguirmos assim, em comunhão e missão. Concretamente, a exortação apostólica Evangelii Gaudium, com a sua exigência de “conversão missionária” das comunidades e o grande “sonho missionário de chegar a todos”, tornou-se no paradigma dos nossos programas e desígnios. Mais proximamente, a encíclica Laudato ‘Si trouxe-nos a urgência doutrinal e prática duma “ecologia integral” que não deixaremos de ter em conta.

Aqui estamos, pois, Santo Padre, para acolhermos de coração disponível e espírito atento tudo quanto nos queira dizer e indicar para o trabalho pastoral nas nossas dioceses portuguesas, integradas que estão na grande comunhão eclesial, em torno do Sucessor de Pedro e para o serviço evangélico do mundo. – Conte connosco, Santo Padre!

+ Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Scroll to Top