Presidentes das Conferências Episcopais da Europa reúnem em Fátima

A Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) terá lugar em Fátima, de 7 a 10 de outubro de 2025, com um programa dedicado ao tema: «Como ser discípulos missionários numa Europa secularizada». Este evento anual reunirá os presidentes das Conferências Episcopais dos países europeus para um estudo conjunto da missão evangelizadora da Igreja no atual contexto cultural e social do continente.

Programa

A reunião terá início na terça-feira, 7 de outubro, com a Missa de abertura na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Na quarta-feira, 8 de outubro, após a celebração litúrgica na Capelinha das Aparições, os trabalhos terão início oficial após as saudações de D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, bem como do Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima. A introdução aos trabalhos ficará a cargo de D. Gintaras Grušas, Arcebispo de Vilnius e Presidente do CCEE.

A sessão de trabalho da manhã incluirá uma apresentação da situação atual na Europa, com contribuições de D. Mariano Crociata, Presidente da COMECE, S. D. Bernardito Auza, Núncio Apostólico junto da União Europeia, P. Marco Ganci, Observador Permanente da Santa Sé junto do Conselho da Europa, e P. Michael Landau, Presidente da Cáritas Europa. As atividades das Comissões do CCEE serão também apresentadas pelos respetivos Presidentes: Família e Vida, Evangelização e Cultura, Juventude e Pastoral Social.

À tarde, haverá uma sessão temática sobre o tema central da Assembleia, «Como ser discípulos missionários numa Europa secularizada: uma análise cultural da situação atual na Europa», apresentada pela Prof. Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa. Seguir-se-á um trabalho em grupo e uma discussão plenária.

Na quinta-feira, 9 de outubro, a reflexão continuará com uma análise social da Europa secularizada, apresentada pelo Prof. András Máté Tóth, professor de estudos religiosos da Universidade de Szeged, na Hungria. Após o debate e mais trabalhos em grupo, os participantes visitarão o Mosteiro da Batalha e, posteriormente, irão à Nazaré para uma visita ao Santuário.

O último dia, sexta-feira, 10 de outubro, começará com a Missa na Capelinha das Aparições. Seguir-se-ão as sessões de trabalho finais, incluindo uma sobre o tema «Perspetivas e Implementação do Sínodo», que incluirá também a discussão final.

Aos órgãos de comunicação social:

No final da Assembleia Plenária será emitido um comunicado oficial.

Não estão previstas declarações ou entrevistas dos oradores e participantes aos meios de comunicação social. Eventuais pedidos devem ser dirigidos à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) através do e-mail comunicacaocep@conferenciaepiscopal.pt ou do telemóvel 912 386 868. A CEP articulará os pedidos com o Gabinete de Imprensa do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Scroll to Top