Neste dia em que o Padre Vítor Feytor Pinto partiu, aos 89 anos de idade, para a eterna comunhão junto de Deus, a Conferência Episcopal manifesta a sua oração solidária e memória agradecida pelo que o Padre Vítor foi entre nós e continuará a ser agora como nosso intercessor junto do Pai. Estendemos a nossa oração aos seus familiares e às dioceses que serviu: na Guarda ao longo de dez anos e no Patriarcado de Lisboa durante mais de cinco décadas.
O Padre Vítor foi um profundo conhecedor do espírito renovador do Concílio Vaticano II, divulgando os seus documentos com persistente entusiasmo e assertiva comunicação.
Além das inúmeras tarefas assumidas a nível diocesano, exerceu a sua missão com grande dedicação ao serviço de vários organismos da Conferência Episcopal, por exemplo como Diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã e Juventude e como Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde.
A família e a juventude sempre estiveram no seu horizonte evangelizador, sendo assistente nacional de várias associações e movimentos de caráter juvenil e familiar. Essa forte presença evangelizadora estende-se a organismos como o Movimento por um Mundo Melhor, a Ação Católica e a Juventude Escolar Católica, os Cursilhos de Cristandade e as Equipas de Nossa Senhora.
Exerceu ainda cargos na Igreja Universal e na sociedade, de que podemos destacar a fundação do Movimento de Defesa da Vida, o acompanhamento pastoral de associações de Médicos Católicos e a ação em organismos contra a droga e a toxicodependência.
Agradecemos ao Padre Vítor Feytor Pinto por nos legar uma vida cheia e dedicada à Igreja e a variados setores da vida da sociedade, e rezamos para que o Senhor o acolha na sua eterna paz.
Lisboa, 6 de outubro de 2021
Secretariado Geral da CEP
[PDF]