1. Vão decorrer em Fátima, de 20 a 21 de junho, as Jornadas Pastorais do Episcopado, que terão por tema: «Sinodalidade nas Igrejas locais e na missão da Conferência Episcopal». Além dos bispos, participam dois representantes de cada diocese, bem como diretores dos vários Serviços da CEP.

2. As Jornadas começam com duas reflexões, seguidas de debate: «Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal», pelo Doutor José Eduardo Borges de Pinto; «Sinodalidade: resistências e oportunidades», pelo Padre Sérgio Filipe Pinho Leal. Segue-se a apresentação, em dois painéis, das sínteses diocesanas dalgumas dioceses. A terminar e após reflexões em grupos, os participantes farão propostas concretas de sinodalidade quer para as Igrejas locais, quer para a Conferência Episcopal.

3. A manhã do dia 22 será ocupada pelos bispos numa Assembleia Plenária extraordinária, para aprovar o documento “Ministérios laicais para uma Igreja ministerial” e o rito da instituição de Catequistas. A Assembleia abordará ainda o processo sinodal e o processo de estudo sobre abusos sexuais na Igreja.

4. No final da Assembleia, será divulgado um comunicado sobre os assuntos nela abordados e com as conclusões das Jornadas Pastorais.

Lisboa, 19 de junho de 2022
Secretariado Geral da CEP