Falecimento de D. Daniel Henriques

Nota da Conferência Episcopal Portuguesa

É com grande consternação e esperança que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a notícia do falecimento de D. Daniel Henriques, Bispo auxiliar de Lisboa, aos 56 anos de idade, exprimindo ao mesmo tempo a sua oração junto de D. Daniel e a solidariedade fraterna com os seus familiares e o povo de Deus que serviu.

Ao seu curto ministério episcopal de apenas quatro anos corresponde uma densa entrega ao serviço da Igreja em Portugal, no seio da Conferência Episcopal, particularmente como membro das comissões episcopais da Educação Cristã e Doutrina da Fé e da Pastoral Social e Mobilidade Humana. Nesta dedicou particular atenção a setores pastorais ligados às migrações e ao apostolado do mar. Mas foi sobretudo no Patriarcado de Lisboa que se mostrou sempre próximo de todos os fiéis, pastores e comunidades cristãs, numa contínua peregrinação que o conduziu agora à oblação plena na comunhão com Deus.

Ganham agora etéreo sentido as palavras proferidas por D. Manuel Clemente na homilia da sua ordenação episcopal, então dirigidas a D. Daniel Henriques e D. Rui Valério: «Que felicidade a nossa, por reconhecermos no vosso percurso eclesial a marca do Espírito Santo e os sinais vivos do seu Reino! Nesta hora abençoada da vossa vida é a bênção de Deus que mais uma vez se concretiza para todos nós. Para nós e para muitos, que darão graças a Deus pelo vosso serviço total e garantido!»

Rezemos para que o Senhor o acolha no seu Reino eterno de paz e amor e que junto de Deus Pai seja nosso intercessor.

Lisboa, 4 de novembro de 2022

Scroll to Top