D. Fernando Paiva nomeado Bispo de Beja

Nota da CEP

Foto: João Marques/Diocese de Setúbal

O Papa Francisco nomeou, hoje, o Padre Fernando Maio de Paiva, sacerdote da Diocese de Setúbal, como Bispo da Diocese de Beja.

A Conferência Episcopal Portuguesa recebe com alegria a nomeação de um novo Bispo, dá as boas-vindas a D. Fernando Paiva e congratula-se pela sua nomeação para a Diocese de Beja, desejando-lhe um frutuoso ministério episcopal.

Em plena preparação para o Ano Santo de 2025, desejamos que D. Fernando possa atender, em espírito de missão e com profundo desejo de renovação eclesial inspirado pelo caminho sinodal que a Igreja está a percorrer, aos desafios pastorais da região que agora lhe é confiada, levando a esta porção do Povo de Deus a verdadeira esperança ancorada em Jesus Cristo.

Nesta ocasião, a Conferência Episcopal deixa uma palavra de gratidão a D. João Marcos, que exerceu o seu ministério episcopal na Diocese de Beja ao longo dos últimos dez anos (dois enquanto Bispo coadjutor e oito enquanto Bispo titular).

 

Lisboa, 21 de março de 2024

FOTOS

—–

Nota biográfica de D. Fernando Maio de Paiva

O Reverendo P. FERNANDO MAIO DE PAIVA nasceu a 26 de novembro de 1962 em Oliveira (São Pedro do Sul), Distrito e Diocese de Viseu.

Antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da Engenharia e como professor.

Frequentou os estudos de filosofia e teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo obtido a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004.

Foi ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005, sendo incardinado na Diocese de Setúbal.

Em 2013 obteve o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Depois da Ordenação Presbiteral foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal; nesse mesmo ano civil foi nomeado Prefeito dos Estudos e Ecónomo do Seminário de São Paulo de Almada e em 2014 foi nomeado Vice-Reitor. Em 2017, foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada e Presidente do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada.

Desempenhou ainda os seguintes cargos:

  • Responsável do acompanhamento dos Padres jovens da Diocese de Setúbal, desde 2009.
  • Vogal do Conselho de Direção do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa, desde 2012.
  • Presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero, desde 2018.
  • Vigário Forâneo da Vigararia de Setúbal, desde 2021.
  • Membro do Colégio dos Consultores, desde 2021.
  • Membro do Conselho Presbiteral, entre 2014 e 2017, e novamente a partir de 2021.
  • Membro da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, desde 2021.
  • Delegado para a Formação permanente do Clero, desde 2021.
  • A 13 de novembro de 2023 foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Setúbal.

 

Scroll to Top