Comunicado do Conselho Permanente – 13/10/2025

Informação sobre alguns assuntos da reunião do Conselho permanente realizado em Fátima a 13 de outubro de 2025, incluindo alguns transitados da reunião de setembro.

1. O Conselho avaliou positivamente a realização em Portugal de dois encontros de conferências episcopais, cujos comunicados finais informam sobre as principais conclusões:

2. O Conselho Permanente da CEP divulga a composição da Comissão de Fixação da Compensação, comissão que está a elaborar as propostas do montante das compensações financeiras destinadas às vítimas de abusos sexuais ocorridos no contexto da Igreja Católica em Portugal.

De acordo com os números 36 e 37 do Regulamento oportunamente aprovado, os pareceres (não vinculativos) desta comissão serão apresentados, devidamente fundamentados e sob sigilo, à Conferência Episcopal Portuguesa ou ao/à Superior/a Maior competente dos Institutos de Vida Consagrada, respetivamente, que sobre eles decidirão em termos definitivos. Esta decisão será notificada ao autor do pedido devidamente fundamentada.

A composição da comissão é, pois, a seguinte:

  • David Silva Ramalho, Advogado, Assistente Convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa;
  • Francisco Mendes Correia, Professor de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa;
  • Francisco Xavier Morais David da Cunha Ferreira, Advogado;
  • Maria Amália Pereira dos Santos, Desembargadora, Presidente da 3.ª Secção Cível da Relação de Guimarães;
  • Paulo Câmara, Advogado, Professor de Direito na Universidade Católica Portuguesa;
  • Pedro Vaz Patto, Juiz Desembargador no Tribunal da Relação do Porto;
  • Rita Lynce de Faria, Professora de Direito na Universidade Católica Portuguesa.

3. O Conselho homologou a nova constituição da Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas da Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis:

  • Carla Manuela Ferreira da Silva Rodrigues, Advogada (CD Braga), Coordenadora;
  • José Souto de Moura, Juiz Conselheiro Jubilado (CD Lisboa);
  • Ricardo Vara Cavaleiro, Advogado (CD Aveiro);
  • Ana Isabel Portela de Herédia de Lencastre Freitas de Barahona, Advogada (CD Évora);
  • Maria da Graça Tavares Pacheco, Chanceler da Diocese de Setúbal (CD Setúbal);
  • Margarida Maria Gonçalves Neto, Psiquiatra (CD Lisboa), como Assessora na área da Psiquiatria.

4. O Conselho considerou relevante o programa de 16 de outubro de 2025 em Fátima, para celebrar os 60 anos da Declaração Nostra Aetate do Concílio Vaticano II, organizado pela Subcomissão do Diálogo Inter-Religioso da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização. Contará com a presença do Cardeal George Jacob Koovakad, Presidente do Dicastério para o Diálogo Inter-Religioso, o qual vai presidir à celebração eucarística na Capelinha das Aparições, proferindo de seguida uma conferência sobre “a génese e a importância de Nostra Aetate para o nosso tempo”. Estarão presentes líderes de várias religiões.

5. Na sequência da situação dos imigrantes e questões relacionadas, o Conselho propôs que se realizasse um “Fórum Migração”, um dia de reflexão e partilha, envolvendo os organismos diocesanos e nacionais, em Fátima, no dia 15 de novembro, das 10h00 às 17h00. O programa será divulgado em breve.

6. Foi aprovada a agenda da próxima Assembleia Plenária (Fátima, 10-13 de novembro de 2025), que será oportunamente divulgada.

7. O Conselho procedeu às seguintes nomeações por um triénio (2025-2028):

  • Cónego Nuno João Amador Silvestre Carlos (Patriarcado de Lisboa), Assistente Nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE);
  • Padre José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro (Diocese de Setúbal), Diretor Nacional da Pastoral da Saúde;
  • Padre José Carlos Teixeira Ribeiro (Diocese do Porto), Assistente Nacional dos Convívios Fraternos;
  • Irmão Teófilo Minga (Marista), Assistente Religioso da Confederação Portuguesa dos Antigos Alunos do Ensino Católico (COPAAEC);
  • Padre Hélder Reinaldo Abreu Gonçalves (Diocese do Funchal) como Assistente Nacional da Ação Católica Rural (ACR).

8. O Conselho foi informado sobre a constituição dos Órgãos Sociais da Associação Portuguesa de Capelães e Assistentes Espirituais e Religiosos Hospitalares (AsER) e aprovou a alteração aos Estatutos da AsER.

Foi ainda informado sobre a constituição dos novos Órgãos Sociais da AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo) para 2025-2028 e da nova Equipa Nacional da ACR, devidamente homologada pela Comissão Episcopal do Laicado e Família.

Fátima, 13 de outubro de 2025

 

Scroll to Top