Breve esclarecimento do Secretariado Geral da CEP sobre notícias referentes à atualização das taxas nas dioceses

  1. No seguimento da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), surgiram esta manhã algumas notícias afirmando que os Bispos decidiram que as taxas vão ser iguais em todas as dioceses e que vai haver um aumento de 10%.
  2. Essas afirmações não correspondem ao trabalho que está a ser feito, como se pode ver no comunicado da Assembleia e nas palavras que o Presidente da CEP proferiu na conferência de imprensa, que falou apenas de atualização da forma mais justa possível, face à realidade atual.
  3. Recordo o ponto 11 do comunicado final: «Os Bispos refletiram sobre uma proposta comum de taxas, tributos e emolumentos para todas as dioceses, tendo em vista harmonizar e atualizar o que já se encontra definido nas três Províncias Eclesiásticas. O assunto será retomado em próxima assembleia plenária».
  4. É um trabalho que está a ser realizado com o precioso contributo das Vigararias Gerais das Dioceses, o qual será proposto «em próxima assembleia plenária» para decisão dos Senhores Bispos. O objetivo é harmonizar para o conjunto da Igreja em Portugal o que já acontece nas três Províncias Eclesiásticas. E atualizar não significa simplesmente aumentar (até poderá haver diminuição nalgumas situações). Também não se falou em números nem percentagens.
  5. O que foi comunicado no final da Assembleia é uma simples partilha do trabalho em curso, um trabalho sério e abnegado dos Vigários Gerais com o Secretariado Geral da CEP, numa linha de transparência e rigor, procurando «harmonizar e atualizar o que já se encontra definido nas três Províncias Eclesiásticas».

 

Lisboa, 16 de novembro de 2018

P. Manuel Barbosa, Secretário e Porta-voz da CEP

 

Scroll to Top