Informação 1

De 23 a 26 de setembro de 2021, vai decorrer na Villa Aurelia (Roma) a Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), tendo como tema geral «CCEE, 50 anos ao serviço da Europa, memória e perspetiva no horizonte de Fratelli tutti». De Portugal participam D. José Ornelas Carvalho e P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, respetivamente Presidente e Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa.

A Assembleia tem início às 16 horas (hora de Portugal) de hoje com a celebração eucarística presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, que terá transmissão direta pelos meios televisivos da Vaticano. De seguida, os presidentes das Conferências Episcopais farão a profissão de fé junto ao túmulo de São Pedro e rezarão pela Europa junto ao túmulo de São João Paulo II, além de momentos de oração pessoal junto aos túmulos de São Paulo VI e do Papa João Paulo I.

O dia 24 inicia com a Eucaristia presidida pelo Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos. Depois das habituais saudações, seguem-se sessões de trabalho com intervenções do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, e do Cardeal Angelo Bagnasco, Presidente do CCEE, entre outras, com debates em sessões plenárias. De realçar a presença da Doutora Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, que apresentará o tema: «Que espera a Europa da Igreja: análise cultural». O dia termina com um encontro com o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, e um jantar oferecido pela Conferência Episcopal Italiana.

O dia 25 constará do mesmo ritmo de trabalhos do dia anterior, com sessões de trabalho em grupos e em plenário, e várias intervenções, entre elas a de Antonio Tajani, que foi Presidente do Parlamento Europeu, o qual fará uma análise sociopolítica sobre o que a Europa espera da Igreja. Estão previstas intervenções do Cardeal Jean-Claude Hollerich, Presidente da COMECE, Mons. Aldo Giordano, Núncio Apostólico junto da União Europeia, e de Mons. Marco Ganci, Observador Permanente da Santa Sé junto do Conselho da Europa. Do programa consta ainda a aprovação de relatórios internos do CCEE e um tempo para informações e questões de atualidade. É provável que haja alguma informação sobre a JMJ Lisboa 2023. O dia termina com as eleições da nova Presidência do CCEE.

O dia 26 constará da visita ao Palácio Lateranense e saudação do Cardeal Angelo De Donatis, Vigário Geral do Santo Padre para a Diocese de Roma, concluindo-se com a celebração na Basílica de São João Latrão.

Roma, 23 de setembro de 2021

P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP