189.a Assembleia Plenária da CEP – Informação aos órgãos de comunicação social

Vai realizar-se na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, de 4 a 7 de abril de 2016, a 189.a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

De entre os temas agendados destacam-se os seguintes:

  1. Discurso de abertura, pelo Presidente da CEP
  2. Informação sobre atividades e propostas das Comissões Episcopais e outros organismos da CEP [este ponto ocupará parte substancial dos trabalhos]
  3. Reflexão sobre o «Motu Proprio» do Papa Francisco quanto à reforma do processo canónico para as causas de declaração de nulidade do Matrimónio
  4. Reflexão sobre a eutanásia
  1. Centenário das Aparições de Fátima: partilha sobre a visita da Imagem Peregrina às Dioceses e outros aspetos relacionados com o Centenário
  2. Relatório de contas de 2015 do Secretariado Geral da CEP
  3. Outros assuntos: informação sobre o processo de canonização do Beato Bartolomeu dos Mártires, partilha sobre o decorrer do Ano Santo da Misericórdia, nomeações, calendário das atividades da CEP para 2016-2017, etc.

 

Haverá dois momentos de encontro com a comunicação social:

  1. A sessão de abertura, em que usará da palavra o Presidente da Conferência Episcopal, D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, terá lugar às 16:00 horas do dia 4 de abril, segunda-feira. Para ela se convidam os diversos órgãos de comunicação social.
  2. Depois do encerramento da Assembleia haverá, no dia 7 de abril, às 14.30 horas, no mesmo local, uma Conferência de Imprensa na qual será apresentado o comunicado final.

 

Com as melhores saudações cordiais,

Padre Manuel Joaquim Gomes Barbosa

Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa

(PDF)

 

Scroll to Top