Esta manhã, 26 de junho de 2018, o Papa Francisco nomeou D. Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho, até agora Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, como novo Arcebispo Metropolita de Évora, sucedendo a D. José Francisco Sanches Alves.

D. Francisco Senra Coelho nasceu a 12 de março de 1961 em Maputo, Moçambique, sendo os pais naturais de Adães, concelho de Barcelos. Depois de frequentar o Seminário Conciliar de Braga, ingressou em 1980 no Seminário Maior de Évora, concluindo o curso superior de Teologia e sendo ordenado presbítero a 29 de junho de 1986. É doutorado em História pela Universidade Internacional de Phoenix tendo como tema da tese a vida do Arcebispo de Évora, D. Augusto Eduardo Nunes, no contexto da Primeira República em Portugal. Nomeado Bispo pelo Papa Francisco a 17 de abril de 2014, foi ordenado a 29 junho de 2014 na Sé Catedral de Évora.

Invocamos as bênçãos do Senhor sobre D. Francisco Senra Coelho para que assuma esta nova missão como Pastor da Arquidiocese de Évora com a mesma dedicação pastoral com que tem exercido o seu ministério episcopal.

P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP