O Papa Francisco nomeou hoje, 1 de março de 2019, como Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, com o título de Dagno, o Reverendo Cónego Américo Manuel Alves Aguiar, do clero da Diocese do Porto, até agora Presidente do Conselho de Administração da Rádio Renascença.

Ao mesmo tempo que manifesta o seu regozijo pela nomeação episcopal do Cónego Américo Aguiar para o Patriarcado de Lisboa, a Conferência Episcopal invoca as bênçãos do Senhor para o bom exercício do seu novo ministério. Exprime ainda a sua gratidão pelo dedicado e competente serviço que tem exercido no mundo da comunicação social da Igreja, como Diretor do Secretariado Nacional e como Presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença.

 

O Cónego Américo Manuel Alves Aguiar é natural de Leça do Balio (Matosinhos), onde nasceu a 12 de dezembro de 1973. Em 1995, ingressou no Seminário Maior do Porto, tendo sido ordenado presbítero em 2001. Realizou o seu percurso académico na Universidade Católica, primeiro o Curso de Teologia no Porto e, depois, o Mestrado em Ciências da Comunicação em Lisboa. Foi Pároco de São Pedro de Azevedo, Campanhã (2001/2002); Assistente Regional do Corpo Nacional de Escutas (2002/2008); Vigário Geral, Chefe de Gabinete dos Bispos do Porto e Capelão-Mor da Misericórdia do Porto (2004/2015); Vice-Reitor do Santuário Diocesano de Santa Rita, Ermesinde (2007/2015); Pároco in solidum da Sé (2014/2015).

Atualmente preside à Irmandade dos Clérigos (Porto) e é Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Rádio Renascença Multimédia e Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, e é membro do Cabido Portucalense desde 2017.