1. O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa esteve hoje reunido para preparar a agenda da próxima Assembleia Plenária, que vai decorrer em Fátima de 13 a 16 de novembro.

Entre outros pontos, serão abordados os seguintes: reflexão sobre a formação sacerdotal tendo em conta as orientações da nova «Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis»; reflexão sobre a preparação para o matrimónio à luz da exortação apostólica «Amoris laetitia»; apresentação da síntese das respostas das Dioceses ao Questionário para a próxima sessão do Sínodo dos Bispos sobre «os jovens, a fé e o discernimento vocacional». O último dia de trabalhos vai decorrer em Lisboa, na nova sede da CEP, situada na Quinta do Bom Pastor, em Benfica.

2. O Conselho manifestou uma sentida homenagem a D. Manuel Martins, recentemente falecido, pelo seu fecundo testemunho de vida, pela profunda humanidade e atenção permanente às pessoas, pela intransigente defesa dos direitos humanos e dos valores evangélicos, pela extrema dedicação às gentes de Setúbal durante os seus 23 anos como Pastor da Diocese e pelos serviços que prestou a toda a Igreja em Portugal.

3. O Conselho homologou a «Equipa Nacional dos CVX-P» (Comunidade de Vida Cristã em Portugal) e os órgãos sociais de «Vida Ascendente, Movimento Cristão de Reformados», para o triénio 2017-2020.

4. O Conselho Permanente mostrou preocupação em relação à proposta legislativa sobre a mudança de sexo a partir dos 16 anos, sem autorização dos pais, e ao modo como se está a tratar assunto tão importante sem debate sério na sociedade.

Fátima, 10 de outubro de 2017

P. Manuel Barbosa, Secretário e Porta-voz da CEP