Agenda

Jun
19
Seg
Jornadas Pastorais
Jun 19_Jun 20 todo o dia

Jornadas Pastorais do Episcopado 2023

“JMJ Lisboa 2023 – Desafios pastorais pós-Jornadas para as Dioceses e para a Conferência Episcopal Portuguesa” é o tema das Jornadas Pastorais do Episcopado Português que se realizam na próxima semana, de 19 a 20 de junho, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI.

A tarde do dia 19 de junho inicia-se com a apresentação do “Fundamento teológico da Jornada Mundial da Juventude” por parte da Direção de Pastoral da JMJ Lisboa 2023. Em seguida, a Direção do Comité Organizador Local (COL) apresenta alguns aspetos práticos da realização da JMJ em Lisboa para reflexão e debate dos participantes.

O dia seguinte é dedicado à partilha dos Comités Organizadores Diocesanos (COD) sobre os desafios locais que se perspetivam após a realização da Jornada Mundial da Juventude e à apresentação de propostas concretas para responder a esses mesmos desafios.

Para além dos Bispos, participam nestas jornadas de estudo vários sacerdotes, leigos e jovens das Dioceses, serviços da Conferência Episcopal e representantes da vida consagrada.

 

Nota: Após o encerramento, quer das Jornadas Pastorais, quer da Assembleia Plenária, será emitido um comunicado, não havendo lugar a conferência de imprensa.

Jun
21
Qua
Conselho Permanente
Jun 21 todo o dia

207.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)

No dia 21 de junho realiza-se, na Casa de Nossa Senhora das Dores (Fátima), uma Assembleia Plenária Extraordinária da CEP que homologará a constituição das Comissões Episcopais, após a eleição dos seus presidentes na Assembleia Plenária do passado mês de abril, iniciando-se assim, formalmente, as suas funções.

Em cima da mesa de trabalhos está também o processo sinodal em curso, nomeadamente, a primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodos dos Bispos “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” que se realiza de que 4 a 29 de outubro.

O programa da 207.ª Assembleia Plenária prevê ainda um encontro dos Bispos com alguns membros do Dicastério da Doutrina da Fé, encontro que faz parte do caminho que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer, no sentido de prevenir e implementar uma cultura de cuidado e proteção dos menores e adultos vulneráveis nos seus ambientes.

 

Nota: Após o encerramento, quer das Jornadas Pastorais, quer da Assembleia Plenária, será emitido um comunicado, não havendo lugar a conferência de imprensa.

Set
12
Ter
Conselho Permanente
Set 12@12:12_13:12

Conselho Permanente

Out
10
Ter
Conselho Permanente
Out 10 todo o dia

Conselho Permanente

Nov
13
Seg
204.ª Assembleia Plenária da CEP – Informação aos órgãos de comunicação social
Nov 13_Nov 16 todo o dia

FÁTIMA, CASA NOSSA SENHORA DAS DORES, 7-10 DE NOVEMBRO DE 2022

ASSUNTOS DA ASSEMBLEIA PLENÁRIA

De 7 a 10 de novembro vai realizar-se, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, a 204.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Os trabalhos têm início às 16 horas do dia 7, segunda-feira, e terminam às 13 horas do dia 10 de novembro.

Alguns assuntos da agenda:

  1. Palavras de Abertura, pelo Presidente da Conferência Episcopal
  2. Informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP
  3. Documento para aprovação: «O Dom da Vocação Presbiteral. Ratio Nationalis Istitutionis Sacerdotalis»
  4. Proteção de menores e adultos vulneráveis: situação atual do processo
  5. Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
  6. Sínodo 2021-2024: participação na etapa continental
  7. Nomeações várias
  8. Orçamento do Secretariado Geral para 2023
  9. Outros assuntos

SESSÃO DE ABERTURA

Os Órgãos de Comunicação Social estão convidados para a sessão de abertura, às 16:00h do dia 7 de novembro, em que usará da palavra D. José Ornelas, Presidente da CEP.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

A Conferência de Imprensa com os Órgãos de Comunicação Social vai realizar-se às 14:30h horas do dia 10 de novembro, quinta-feira, na Casa Nossa Senhora das Dores.

Após a leitura do comunicado final, o Presidente da CEP estará disponível para responder às questões dos jornalistas sobre os temas tratados na Assembleia Plenária.

Com as melhores saudações,

Manuel Joaquim Gomes Barbosa
Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa

Nov
14
Ter
Conselho Permanente
Nov 14@12:13_13:13

Conselho Permanente

Dez
12
Ter
Conselho Permanente
Dez 12 todo o dia

Conselho Permanente