Jornadas Pastorais do Episcopado 2023
“JMJ Lisboa 2023 – Desafios pastorais pós-Jornadas para as Dioceses e para a Conferência Episcopal Portuguesa” é o tema das Jornadas Pastorais do Episcopado Português que se realizam na próxima semana, de 19 a 20 de junho, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI.
A tarde do dia 19 de junho inicia-se com a apresentação do “Fundamento teológico da Jornada Mundial da Juventude” por parte da Direção de Pastoral da JMJ Lisboa 2023. Em seguida, a Direção do Comité Organizador Local (COL) apresenta alguns aspetos práticos da realização da JMJ em Lisboa para reflexão e debate dos participantes.
O dia seguinte é dedicado à partilha dos Comités Organizadores Diocesanos (COD) sobre os desafios locais que se perspetivam após a realização da Jornada Mundial da Juventude e à apresentação de propostas concretas para responder a esses mesmos desafios.
Para além dos Bispos, participam nestas jornadas de estudo vários sacerdotes, leigos e jovens das Dioceses, serviços da Conferência Episcopal e representantes da vida consagrada.
Nota: Após o encerramento, quer das Jornadas Pastorais, quer da Assembleia Plenária, será emitido um comunicado, não havendo lugar a conferência de imprensa.
207.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)
No dia 21 de junho realiza-se, na Casa de Nossa Senhora das Dores (Fátima), uma Assembleia Plenária Extraordinária da CEP que homologará a constituição das Comissões Episcopais, após a eleição dos seus presidentes na Assembleia Plenária do passado mês de abril, iniciando-se assim, formalmente, as suas funções.
Em cima da mesa de trabalhos está também o processo sinodal em curso, nomeadamente, a primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodos dos Bispos “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” que se realiza de que 4 a 29 de outubro.
O programa da 207.ª Assembleia Plenária prevê ainda um encontro dos Bispos com alguns membros do Dicastério da Doutrina da Fé, encontro que faz parte do caminho que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer, no sentido de prevenir e implementar uma cultura de cuidado e proteção dos menores e adultos vulneráveis nos seus ambientes.
Nota: Após o encerramento, quer das Jornadas Pastorais, quer da Assembleia Plenária, será emitido um comunicado, não havendo lugar a conferência de imprensa.
Conselho Permanente
Conselho Permanente
AOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
208.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa
Fátima, Casa Nossa Senhora das Dores, 13-16 de novembro de 2023
ASSUNTOS DA ASSEMBLEIA PLENÁRIA
De 13 a 16 de novembro de 2023 vai realizar-se, na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, a 208.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Os trabalhos têm início às 16.00h do dia 13, segunda-feira, e terminam às 13.00h do dia 16 de novembro.
Alguns assuntos da agenda:
- Palavras de abertura, pelo Presidente da Conferência Episcopal
- Informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP
- Situação social do país e das instituições de solidariedade social da Igreja
- Proteção de menores e adultos vulneráveis: ponto da situação
- Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023: seguimento nas Dioceses e na CEP
- Sínodo 2021-2024 – XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos: Relatório síntese
- Nomeações várias
- Orçamento para 2024 do Secretariado Geral da CEP
SESSÃO DE ABERTURA – 13 de novembro, 16h, Casa Nossa Senhora das Dores
Os Órgãos de Comunicação Social estão convidados para a sessão de abertura, que vai decorrer na Casa Nossa Senhora das Dores às 16:00h do dia 13 de novembro, na qual usará da palavra D. José Ornelas, Presidente da CEP.
Conferência de Imprensa – 16 de novembro, 15.00h, Centro Pastoral Paulo VI
A Conferência de Imprensa com os Órgãos de Comunicação Social vai realizar-se às 15:00h do dia 16 de novembro, quinta-feira, no Centro Pastoral Paulo VI. Após a leitura do comunicado final, o Presidente da CEP estará disponível para responder às questões dos jornalistas sobre os temas tratados na Assembleia Plenária.
Agradeço aos Órgãos de Comunicação Social que confirmem, junto da Assessoria de Comunicação da CEP, a sua presença em qualquer destes dois momentos.
Com as melhores saudações cordiais,
Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa
Conselho Permanente
Conselho Permanente
Caros jornalistas,
Decorre, no próximo dia 19 de fevereiro, a reunião regular do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, a que se seguirá o retiro do episcopado português.
O retiro, que termina a 23 de fevereiro, será orientado pelo Cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo, e relator-geral da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos que tem como tema central a sinodalidade.
Não estão previstas declarações aos jornalistas após a reunião do Conselho Permanente. Na eventualidade de existir um comunicado, remetê-lo-emos no dia 20 de fevereiro.
Será orientado pelo Cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo, e relator-geral da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos que tem como tema central a sinodalidade.