O Papa Francisco nomeou hoje Mons. Vitorino José Pereira Soares, até agora Pároco de Castelões de Cepeda e da Madalena e Vigário Forâneo da Vigararia de Paredes, como Bispo titular de Gisipa e Auxiliar do Porto.

A Conferência Episcopal Portuguesa congratula-se com esta nomeação e deseja a D. Vitorino Soares uma fecunda missão pastoral ao serviço da Diocese do Porto como Bispo Auxiliar, contando ainda com o seu precioso contributo ao serviço da Igreja em Portugal como membro da Conferência Episcopal.

D. Vitorino Soares, com 58 anos de idade, nasceu em Luzim, Penafiel, sendo ordenado sacerdote em 1985. Licenciou-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e, entre outras, exerceu funções de formador dos seminários diocesanos do Porto, de capelão militar, de professor de Religião e Moral, de diretor do Secretariado Diocesano da Juventude, de pároco e de assistente espiritual das Conferências Vicentinas.

Comungando das suas afirmações à Agência Ecclesia, desejamos que D. Vitorino Soares, nomeado em Ano Missionário, “contribua para uma comunhão missionária na Igreja, onde somos todos discípulos missionários, cada um a seu modo, sem esquecer que mestre há um só, o Bom Pastor”.

Lisboa, 17 de julho de 2019
P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP