É com grande alegria que acolhemos a notícia da nomeação de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, como Cardeal da Igreja Católica. A sua nomeação pelo Papa Francisco é um reconhecimento do seu fecundo ministério episcopal na Diocese de Leiria-Fátima, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e na Igreja em Portugal, chamando-o agora a estender o seu ministério episcopal a toda a Igreja, em comunhão mais intensa com o Bispo de Roma.

D. António Marto faz parte do grupo dos 14 novos Cardeais, cuja proveniência, no dizer do Santo Padre ao anunciar hoje o Consistório para 29 de junho, «expressa a universalidade da Igreja que continua a proclamar o amor misericordioso de Deus para todos os homens da terra. Além disso, a inserção dos novos Cardeais na diocese de Roma manifesta a inseparável ligação entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo».

Nesta Solenidade do Pentecostes, invocamos as bênçãos do Espírito Santo sobre os novos Cardeais, em particular sobre D. António Marto, para que, «confirmando a sua adesão a Cristo, Supremo Misericordioso e fiel sacerdote (cf. Hb 2,17), ajudem o Santo Padre no seu ministério como Bispo de Roma para o bem de todo o povo fiel de Deus» (Papa Francisco).

Lisboa, 20 de maio de 2018
P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP