No próximo dia 28 de junho ocorre a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, em cuja ocasião se celebra anualmente o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, uma preciosa ocasião para os presbíteros fazerem memória do dom recebido, redescobrirem-no de maneira nova e partilharem as dificuldades e as alegrias do ministério pastoral.

A Congregação para Clero propõe que se medite o conteúdo das sete homilias pronunciadas até hoje pelo Papa Francisco por ocasião das Missas crismais, que são palavras dirigidas de modo especial aos Sacerdotes. Sugere ainda um dia de Retiro para os Sacerdotes durante o qual os Ordinários poderão propor uma partilha dos conteúdos dessas homilias dentro de um tempo de oração estruturado e organizado segundo as necessidades e as oportunidades pastorais.

Em anexo segue um dossier com a carta do prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Beniamino Stella, e as referidas homilias do Papa Francisco. Está também em folheto de 36 páginas, para quem quiser aproveitar para imprimir nesse formato. Os mesmos documentos podem encontrar-se na revista Lumen, que sairá no final da próxima semana, e no site da CEP (www.conferenciaepiscopal.pt).

Lisboa, 15 de junho de 2019

P. Manuel Barbosa

HomiliasPapaMissaCrismal_folhetoA5 (pdf)   | HomiliasPapaMissaCrismal_folhetoA5 (pdf)
HomiliasPapaMissaCrismal (doc)  | HomiliasPapaMissaCrismal (pdf)