AOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Fátima, 13-16 de novembro de 2017

 

Vai realizar-se na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, de 13 a 16 de novembro de 2017, a 193.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

De entre os temas agendados destacam-se os seguintes:

  1. Discurso de abertura, pelo Presidente da CEP
  2. Reflexão sobre a nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (O Dom da Vocação Presbiteral), da Congregação para o Clero
  3. Reflexão sobre a preparação para o matrimónio à luz da exortação apostólica Amoris Laetitia
  4. Apresentação da síntese da CEP ao questionário preparatório da próxima sessão do Sínodo dos Bispos sobre «os jovens, a fé e o discernimento vocacional»
  5. Apreciação da tradução provisória oficial dos Evangelhos e do Saltério
  6. Aprovação do Cantoral Nacional litúrgico
  7. Informação sobre atividades e apreciação de propostas das Comissões Episcopais e outros organismos da CEP
  8. Outros assuntos: eleição do Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana; tema das Jornadas Pastorais do Episcopado em 2018; nomeações; atualização do Regulamento Geral dos Estatutos da CEP; orçamento do Secretariado Geral da CEP para 2018.

 

Haverá dois momentos de encontro com a comunicação social:

  1. A sessão de abertura, em que usará da palavra o Presidente da Conferência Episcopal, Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, terá lugar às 16.00 horas do dia 13 de novembro, segunda-feira. Para ela se convidam os diversos órgãos de comunicação social.
  2. Depois do encerramento da Assembleia haverá, no dia 16 de novembro, às 15.00 horas, na Casa do Bom Pastor em Lisboa (Estrada da Buraca, 8-12), uma Conferência de Imprensa na qual será apresentado o comunicado final. A Conferência de Imprensa vai decorrer no auditório da Rádio Renascença.

 

Com as melhores saudações,

Padre Manuel Joaquim Gomes Barbosa
Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa

[PDF]