REUNIÃO PRÉ-SINODAL – Roma, 19-24 de março de 2018

Participação de três jovens portugueses

 

 A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), através da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), escolheu Joana Filipa Pereira Braga Tavares Serôdio, com mestrado em Bioquímica.

Joana Serôdio, 30 anos, pertence à Diocese de Coimbra. Na sua caminhada de descoberta e vivência da fé já fez parte de um grupo de jovens da Paróquia de São José (Coimbra), onde também foi catequista. A nível diocesano integrou, durante 5 anos, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, tendo sido coordenadora, e também o Serviço Pastoral do Ensino Superior de Coimbra numa vertente para recém-licenciados. Atualmente, faz parte da equipa coordenadora dos Convívios Fraternos de Coimbra e também da equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. De um modo mais pessoal integra uma CVX (Comunidade de Vida Cristã) e faz Exercícios Espirituais da Vida Corrente.

 

A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) escolheu como seu representante Rui Lourenço Teixeira, médico.

Rui Teixeira, 30 anos, é escuteiro desde a infância. Fez o seu percurso escutista em Setúbal e foi investido dirigente há cinco anos. Como dirigente tem elegido a educação para a paz como um dos seus lemas. Atualmente é formador de dirigentes e, para além do seu contributo a nível local, colabora nas equipas nacionais do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Tem representado o CNE na Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). É também coordenador e animador de um grupo paroquial de jovens. Médico de formação e docente universitário, está dedicado ao ensino e à formação das novas gerações em toda a sua extensão e riqueza. Nos contextos onde vive deseja reiterar a importância da formação dos leigos para uma vivência autêntica da proposta de Cristo na Igreja de hoje.

O Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora escolheu como seu representante Tomás Gomes Teixeira Esteves Virtuoso, com mestrado em Economia.

Tomás Virtuoso, 24 anos, mais velho de três irmãos de uma família católica. Depois de ter estudado oito anos no Colégio Militar, fez a licenciatura e o mestrado em Economia na Universidade Católica Portuguesa, onde está, de momento, a escrever a tese de mestrado em Economia Política Europeia. Durante os anos de faculdade, fez parte da Missão País. Paroquiano de Carcavelos (Patriarcado de Lisboa), é membro das Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) desde 2010, onde assumiu as mais diversas responsabilidades, tanto a nível local como a nível nacional. Atualmente, faz parte da equipa de organização do Faith’s Night Out e coordena a equipa de acolhimento a uma família de seis refugiados sírios que as EJNS receberam em dezembro de 2016.

Tomás Virtuoso, Joana Seródio, Rui Texeira

 

O que é a Reunião pré-Sinodal

O Papa Francisco convocou jovens católicos, de várias confissões cristãs, de outras religiões e jovens não crentes, de todo o mundo, para participar numa reunião preparatória da XV Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos 2018.

Esta reunião pré-sinodal realizar-se-á no Vaticano de 19 a 24 de março com cerca de 300 participantes. O Sínodo dos Bispos terá lugar em Roma no próximo mês de outubro e tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Ao mesmo tempo, o Papa exprimiu o desejo que os jovens de todo o mundo estejam conectados durante esses dias e possam dialogar através da internet e das redes sociais na reunião pré-sinodal. O hashtag será #synod2018.

 

Lisboa, 6 de março de 2018

Comissão Episcopal do Laicado e da Família