Conferência Episcopal Portuguesa

Igreja Católica em Portugal

Delegados da CEP ao Sínodo dos Bispos

O Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, comunicou que, no dia 19 de junho, o Santo Padre ratificou os Membros e Substituto eleitos pela Conferência Episcopal Portuguesa para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em Roma de 3 a 28 de outubro de 2018, sobre «os jovens, a fé e o discernimento vocacional»: read more…

CEP congratula-se com a reprovação da Eutanásia

A Conferência Episcopal Portuguesa congratula-se com a reprovação dos projetos de legalização da Eutanásia na Assembleia da República.

É uma vitória da vida em todo o seu sentido, da vida que nunca deveria ser posta à votação tendo em vista a sua eliminação.

É uma vitória da democracia e de todos os que se empenharam na defesa da vida, desde as inúmeras instituições da sociedade civil e das várias associações de profissionais católicos até às confissões religiosas, com realce para a declaração comum destas confissões contra a Eutanásia.

Como afirmou o Cardeal-Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, Presidente da CEP, devemos ir sempre no sentido de uma «sociedade solidária e paliativa onde todos se sintam protegidos. A vida é um bem absoluto e por isso tem que ser absolutamente protegido e promovido».

Reconhecemos ainda o papel ativo que todas as comunidades cristãs e os seus pastores tiveram neste processo de defesa da vida através da oração e da sensibilização.

Lisboa, 29 de maio de 2018
P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP

7 CATEQUESES PARA O ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

A Conferência Episcopal Portuguesa acaba de editar as Catequeses para o Encontro Mundial das Famílias, em distribuição a partir de hoje.

Além da Carta do Papa Francisco e da apresentação pelo Presidente do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o opúsculo contém 7 Catequeses (texto e pistas de reflexão na família e na Igreja): As Famílias de hoje; As Famílias à luz da Palavra de Deus; O Grande Sonho de Deus; O Grande Sonho para todos; A cultura da vida; A cultura da esperança; A cultura da alegria.

É um opúsculo no formato 12,5×18,5cm com 96 páginas impressas a uma cor em IOR de 90 gramas e capa impressa a quatro cores em cartolina cromo de 230 gramas, plastificada.

venda ao público será a um preço de 2,00€ (dois euros), com desconto de 30% para as Livrarias (IVA incluído).