Conferência Episcopal Portuguesa

IGREJA CATÓLICA EM PORTUGAL

 

Documentos oficiais. Para informação sobre a Igreja em Portugal e no mundo, ver www.agencia.ecclesia.pt

Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal

A reflexão “Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal”, aprovada a 13 de novembro de 2020 na Assembleia Plenária da CEP e divulgada a 1 de janeiro de 2021, vem no seguimento do documento “Recomeçar e Reconstruir – Reflexão da CEP sobre a sociedade portuguesa a reconstruir depois da pandemia Covid-19”, aprovado a 16 de junho na Assembleia Plenária da CEP.

[ler +]

Proteção de menores e adultos vulneráveis – Diretrizes

O documento “Proteção de menores e adultos vulneráveis – Diretrizes”, aprovado a 13 de novembro de 2020 na Assembleia Plenária da CEP, entra em vigor, por decreto do seu Presidente, a 1 de janeiro de 2021, sendo publicado na página da CEP e na revista LUMEN. O novo texto, que substitui as Diretrizes de 2012, conta com a experiência eclesial de várias instituições, nomeadamente a Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores, e pretende ser um instrumento à disposição da Igreja em Portugal para a aplicação das normas pastorais e jurídicas quanto à proteção de menores e adultos vulneráveis. Os três documentos normativos apresentados em anexo das Diretrizes – “Motu Proprio” Sacramentorum sanctitatis tutela (2010) da Congregação para a Doutrina da Fé, “Motu Proprio” Vos estis lux mundi (2019) do Papa Francisco e o Vademecum da Congregação para a Doutrina da Fé (2020) – fazem parte integrante das mesmas Diretrizes.

Diretrizes PDFDiretrizes anexos PDF

[ler +]

Ano “Família Amoris Laetitia”

Ano “Família Amoris Laetitia”

[DESDOBRÁVEL]

Por decisão do Papa Francisco e sob a coordenação do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, vai celebrar-se o Ano “Família Amoris Laetitia”: terá início a 19 de março de 2021, quinto aniversário da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, e terminará a 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma. A Comissão Episcopal do Laicado e Família já está a preparar algumas iniciativas para a sua celebração entre nós.

[ler +]

ORIENTAÇÃO DA DGS
ORIENTAÇÕES DA SANTA SÉ