Conferência Episcopal Portuguesa

Igreja Católica em Portugal

PUBLICAÇÕES DA CEP

 

ANUÁRIO CATÓLICO DE PORTUGAL 2016

A Conferência Episcopal Portuguesa acaba de editar o ANUÁRIO CATÓLICO DE PORTUGAL 2016, que está, desde agora, disponível para as Livrarias.

É um volume de 1.024 páginas, em formato 17x34cm, para venda ao público ao preço de 20,00 (vinte euros).

O Anuário Católico de Portugal 2016 é uma obra que reúne e apresenta um vasto conjunto de dados sobre a Igreja em Portugal: Santa Sé, Conferência Episcopal, Dioceses, Institutos de Vida Consagrada, Associações, Movimentos, Obras e outras instituições católicas.

Optámos por não editar o índice de paróquias, mas este pode ser consultado no seguinte endereço: www.anuariocatolicoportugal.net/indiceparoquias

A PROPÓSITO DA IDEOLOGIA DO GÉNERO

A CEP editou também a Carta Pastoral «A propósito da ideologia do género», de 14 de novembro de 2013. Como ainda não havia sido editada, pareceu-nos de grande atualidade a sua publicação e máxima divulgação.

É um opúsculo de 16 páginas + capa, em formato A5, para venda ao público ao preço de 1,00 (um euro).

DOCUMENTO SOBRE A EUTANÁSIA.

Recordamos ainda a edição, já anteriormente divulgada, da Nota Pastoral do Conselho Permanente da CEP «Eutanásia: o que está em causa? Contributos para um diálogo sereno e humanizador», com um anexo de 26 perguntas e respostas sobre a eutanásia.

É um opúsculo a duas cores de 32 páginas + capa, em formato A5, para venda ao público ao preço de 2,00 (dois euros).

IV Congresso Eucarístico Nacional – Jornadas pastorais do episcopado

Fátima, 10-12 de junho de 2016

O IV Congresso Eucarístico Nacional vai decorrer em Fátima, de 10 a 12 de junho. Os Bispos portugueses farão deste Congresso as suas Jornadas Pastorais.

O Papa Francisco nomeou o Cardeal João Braz de Aviz como seu Enviado Especial e designou o Reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas, e o Secretário da CEP, P. Manuel Barbosa, como membros da Missão Pontifícia.

As inscrições estão encerradas desde há algum tempo, pois chegou-se ao limite de ocupação do espaço reservado ao Congresso (750 pessoas).

O Congresso será transmitido em direto no site do Santuário (www.fatima,pt).

Os órgãos de comunicação social, além de poderem fazer o seu trabalho no local da realização do Congresso, terão à sua disposição a Sala da Comunicação Social do Santuário.

Todas as informações do Congresso encontram-se em www.congressoeucaristico.pt

Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

Temos conhecimento de que famílias e comunidades educativas vão realizar, neste próximo domingo, uma grande manifestação diante da Assembleia da República, na defesa do direito constitucional da liberdade de ensino.

Queremos manifestar o nosso apoio a esta e a outras iniciativas que, com ordem e civismo, defendam a liberdade dos pais escolherem a escola e projetos educativos que desejam oferecer aos seus filhos, pais que  pagam os seus impostos, mesmo quando optam pelo ensino público em escolas geridas por entidades particulares.

Lisboa, 28 de maio de 2016

(PDF)