Conferência Episcopal Portuguesa

Igreja Católica em Portugal

25.º Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

No próximo dia 28 de junho ocorre a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, em cuja ocasião se celebra anualmente o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, uma preciosa ocasião para os presbíteros fazerem memória do dom recebido, redescobrirem-no de maneira nova e partilharem as dificuldades e as alegrias do ministério pastoral.

A Congregação para Clero propõe que se medite o conteúdo das sete homilias pronunciadas até hoje pelo Papa Francisco por ocasião das Missas crismais, que são palavras dirigidas de modo especial aos Sacerdotes. Sugere ainda um dia de Retiro para os Sacerdotes durante o qual os Ordinários poderão propor uma partilha dos conteúdos dessas homilias dentro de um tempo de oração estruturado e organizado segundo as necessidades e as oportunidades pastorais.

Em anexo segue um dossier com a carta do prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Beniamino Stella, e as referidas homilias do Papa Francisco. Está também em folheto de 36 páginas, para quem quiser aproveitar para imprimir nesse formato. Os mesmos documentos podem encontrar-se na revista Lumen, que sairá no final da próxima semana, e no site da CEP (www.conferenciaepiscopal.pt).

Lisboa, 15 de junho de 2019

P. Manuel Barbosa

HomiliasPapaMissaCrismal_folhetoA5 (pdf)   | HomiliasPapaMissaCrismal_folhetoA5 (pdf)
HomiliasPapaMissaCrismal (doc)  | HomiliasPapaMissaCrismal (pdf)

Jornadas Pastorais do Episcopado

Vão decorrer em Fátima, de 17 a 19 de junho, as Jornadas Pastorais do Episcopado, as quais vão abordar as seguintes temáticas: «Um olhar sobre Portugal e a Europa à luz da Doutrina Social da Igreja» (dias 17 e 18) e «Comunicação» (dia 19).Estes dias de estudo e reflexão terão o contributo dalguns especialistas nas matérias. Nelas participam os Senhores Bispos, acompanhados de um convidado de cada Diocese. Não estão abertas à comunicação social.

P. Manuel Barbosa

[ler +]

D. António Azevedo, Bispo de Vila Real

A Conferência Episcopal congratula-se com a nomeação, pelo Papa Francisco, de D. António Augusto Azevedo como Bispo de Vila Real e agradece a D. Amândio Tomás a missão que exerceu como Pastor dessa diocese. [ler +]

CRISTO RESSUSCITOU!

Os discípulos de Jesus viram e acreditaram.
O seu testemunho é essencial para enraizarmos
a nossa fé em Cristo Ressuscitado.
Como os discípulos,
procuremos ver e acreditar que Cristo está vivo,
sem correr atrás do maravilhoso
que sempre nos escapa e dececiona.
Durante o tempo pascal,
exercitemos o nosso olhar
para descobrir o Ressuscitado
através dos sinais humildes da vida quotidiana.
Com os discípulos de Emaús,
procuremos descobri-lo a caminhar perto de nós
na peregrinação da vida e a abri
os nossos espíritos à compreensão das Escrituras.
Que a Páscoa de Jesus Cristo ressuscitado
seja a nossa alegria!
Sejamos felizes em tempo pascal|
SANTA PÁSCOA!